terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Sobre gente despreparada e as injustiças deste mundo


Outro dia . naquela confusão que a gente faz entre botão de telefone, computador e controle remoto, minha Tv parou no Multishow e estavam fazendo uma medonha transmissão ao vivo do Planeta Atlântida, e naquela infeliz hora em que eu tive a infeliz idéia de botar naquele canal, tinha uma bandinha de lá do ‘Rio Grande’, bem fraquinha mesmo, a tal da Papas da Língua, e eles estavam cantando, porque não dizer assassinando, Pingos de Amor, de Paulo Diniz. E que ninguém venha me acusar de preconceito e tal e coisa, que tô falando sem nem conhecer, pois conheço sim, senhores, a banda em questão, tenho inclusive dois CDs deles, comprados numa viagem a Porto Alegre (eu e essa minha mania de sair pesquisando e comprando coisas por onde ando, às vezes acerto, mas nem sempre...) Mas o pior mesmo não foi a apática apresentação da banda, sem presença nenhuma de palco, uma coisa infame ao extremo, pífia mesmo. O que realmente motivou essa postagem não foi falar mal da porra dessa banda, que pouco me importa, cada um ouve o que quer, deixa a galera ganhar o dinheiro deles, melhor que tá roubando, como dizem aí os pedintes de rua.

O que foi revoltante mesmo foi que no final a repórter(?), de cujo nome GRAÇAZADEUS eu não lembro, ter feito altos elogios à banda- exaustivamente ovacionada por ter sido a única da atual edição a ter participado da primeira: e daí, que se importa??- e à maravilhosa versão que os Papas da Língua fizeram para esse grande sucesso do KID-A-BE-LHA. Sabe quando vem aquela sensação de indignação que, mesmo quando você tá passando por mais ou menos um pequeno inferno depressivo na vida pessoal, aquilo te domina de um jeito que enquanto não é exteriorizada a gente não consegue ter paz?? Pois bem, é agora. Alguém me responde que merda de geração é essa que não se dá ao trabalho de conhecer alguma coisa musicalmente antes de sair falando idiotices?? Porque, minha gente, não sou nem um fodão-expert-mega-conhecedor de música, mas sou um esforçado pesquisador do assunto ( sobretudo musica nacional, e aquela que eu acho que valha a pena), e se não ouço ou me informo mais a respeito, é por falta de tempo mesmo. E lógico, não faço isso profissionalmente. Faço por prazer, gosto do que gosto, e como diria o João Eudes quem não gostar do que eu gosto, vá se lascar pra lá!! Agora, convenhamos, a pessoa tá TRABALHANDO no ramo e não se dar ao trabalho de dar uma pesquisadinha é muita falta de noção. Porra, Kid Abelha gravou essa música? Sim. Geral da juventude a conhece porque ela foi vinculada nas propagandas das sandálias Rider(ainda existem, por curiosidade??) Sim, tudo isso é verdade. Mas se alguém se propõe a trabalhar em um ramo, seja em que merda for, tem que se preparar. Ah, ela não sabia quem diabos era Paulo Diniz?? Soubesse pelo menos que a versão comercialíssima do Kid Abelha era uma regravação e já que estava sendo paga ( me revolta saber que esse povo talvez ganhe bem mais que eu!), ao invés de gaguejar antes ao dizer que a música era do Kid, ao menos dissesse “cantaram essa belíssima música que também já foi gravada pelo Kid Abelha, olha que sensacionall”(blerrrrrrrg!) Incompetência descomunal, não só da repórter mas também da desgraça do diretor, porque com tudo isso ela ainda tinha a miséria de um ponto eletrônico pregado nas orelhas, NÉ?

Não é a primeira vez que isso me toma, antes eu falava em 140 caracteres quando, por exemplo, a candidata do programa Ídolos dizia que ia cantar Sá Marina da IVETE SANGALO. Meu cu que é essa música é da Ivete!!! (dela eu gosto um pouquinho, só porque ela PISA em cima do engodo que é a Cláudia Leitte, mas que ela assassinou Olhos nos Olhos do Chico no Especial da Globo, assassinou.Muita gritaria pra uma música que EXIGE emoção que poucas sabem trazer a uma música –Elis,que falta você nos faz... Só não proponho prisão perpétua pro Ivetão, porque aí a cover dela reina, e aí é melhor ficar surdo de uma vez!.).Pois bem, a moça disse que Sá Marina é da Ivete e o júri de três patetas consentiu, ninguém abre a boca pra dizer que a gravação que fez da música um sucesso  foi a de Wilson Simonal (querer que alguém soubesse que o compositor é o Antonio Adolfo e Tibério Gaspar, já era pedir demais também, mesmo sendo gente PAGA pra isso). No mesmo programa, outra candidata cantou Encontros e Despedidas ( o repertório, apesar de comercial tava bom nesse dia) e o jurado que também é DIRETOR MUSICAL da Rede Recópia de Televisão abriu a boca pra dizer ‘olha, você cantou muito bem, e é porque a versão que eu conheço dessa música é nada mais nada menos que de MARIA RITA!!!’’ Puta que pariu - de novo!!! Quando eu pensei que o cidadão ia mostrar que tinha algum conhecimento musical dizendo que a versão conhecida por ele era a de Simone, menos conhecida em nossos tempos ( também não foi abertura de novela da Globo, NÉ?) mas infinitamente superior (gravada no disco Amar,1981 ), me vem o cidadão com essa pérola!!! Tá, podem me chamar de velho, e que, como falou Belchior, os meus ídolos continuam os mesmos de meus pais. Primeiro:quem me conhece sabe o quanto eu sou chegado numa novidade em questões musicais, desde que seja algo que acrescente, emocione, toque. Segundo: não sou tão velho e ranzinza assim, apenas faço um pouco do que uma ridícula repórter de canal de TV paga e mais ainda um DIRETOR MUSICAL de uma emissora em rede nacional da TV aberta deveriam fazer:eu me informo um pouco mais pra não correr o risco de falar besteira, mesmo sendo leigo no assunto, mas como consumidor exigente  de música que sou (nem tanto, diria a Izabel), também sou exigente nos comentários que fazem/faço delas. Porque coisa boa existe, tenham certeza disso, divulgação do que presta nesse país é que é uma desgraça, ainda mais nesses confins nordestinos onde se é quase obrigado a ouvir pagode, forró e suingueira. E gente mais bem preparada que essas tantas antas, que me despertaram tamanha ira,com certeza também devem existir. E devem estar desempregados, coitados. E quem disse que esse mundo é justo, não é mesmo?

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário