segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Assim Caminha a Humanidade (ou De Volta à Barbárie)


Na noite desta segunda-feira (06/02), fui surpreendido por uma imagem que circulava pelo facebook: um suposto estuprador foi morto por populares e teve sua genitália arrancada e colocada em sua boca. Eu digo suposto porque não tive acesso a fatos e provas, então não sou eu que vou aqui apontar materialidade e autoria. Nem é minha função.

O crime de estupro realmente é repugnante, como aliás causa repulsa qualquer tipo de violência imotivada. Se as supostas (uso a expressão pelo mesmo motivo de acima) vítimas forem crianças de 5 e 6 anos conforme se divulgou, o asco eleva-se à enésima potência. Eu sou ser humano E PAI, portanto, compreendo o SENTIMENTO de revolta.

O que eu não consigo entender é a ATITUDE destas... criaturas, vai... Não vou usar aqui o termo pessoa. A Justiça tarda e falha, é sabido de todos. Mas a ninguém é dado fazer o que foi feito (me antecipo ao crítico e sagaz leitor: se ele fez o que dizem que fez, CLARO que também não poderia tê-lo feito).

Justiça dos homens ou divina. Faça você sua escolha pessoal. Mas jamais concordarei com isso a que só posso me referir como selvageria. Nem vou falar justiça com as próprias mãos porque não sei se foi feita a justiça nesse caso. E falar em justiça em termos globais, xiii... Não entro nesse mérito.

Vão me dizer também que é fácil falar na condição de observador distante. Concordo plenamente. Por isso disse que NÃO ENTENDO. Jamais disse CONDENO. “E se fosse você? E se a vítima fosse seu filho?” alguém poderia me perguntar. E eu respondo com o meu mais sincero “não sei, mas não sei se faria o mesmo”.

Difícil entender também porque se divulga esse tipo de imagem. Difícil entender comentários do tipo “TÁ CERTO” ou “MERECIA PIOR”. Difícil entender como algo tão grotesco pode ser tido como certo. É amigo... Difícil entender essa tal HUMANIDADE. Digna de elogios; nunca imune a críticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário