sábado, 17 de março de 2012

Podres Poderes (ou A Moda Guy Fawkes)

"Meus amigos, futebol é coisa séria!", mas o que é sério mesmo, pretendo abordar neste post de hoje. O tema é tão delicado quanto importante. Afinal de contas, é essencial compreender e discutir política, apesar de não ser fácil. No entanto, minha tarefa não é tão ingrata porque não tenho por escopo levantar qualquer tipo de bandeira partidária.

Acontece que tem ocupante de mandato eletivo que faz na vida pública o mesmo que faz na privada. "Se eu fosse dizer nomes, a canção era pequena". E para evitar problemas, vou utilizar apenas situações hipotéticas, usando personagens fictícios. Senão vejamos: 

1) Governador que sanciona lei aumentando o número de cargos passíveis de nomeação sem anterior aprovação em concurso público: "Pode?"; "Mas tem a lei...". Legal, mas imoral. Com o perdão da pífia comparação, é passar leite de rosas em sovaco catingoso sem tomar banho... "Cunveeeeeersa, rapaz!";

2) Esposa de Governador concorrer à cadeira de Conselheira do Tribunal de Contas do Estado: É demais! Cadê a impessoalidade? Cadê o controle externo? E cadê a tal da moralidade? É no mínimo, muita cara de pau. "Tá erraaado!!!";

3) Filhos do casal formado pelo Governador e sua esposa, a Secretária de Saúde, aprovados em concurso da Secretaria Estadual de Saúde: A ninguém é dado questionar a capacidade intelectual de quem quer que seja. Mas uma situação desse tipo, suja o mérito. Não à toa existe o termo suspeição. "Isso é uma vergonha".

É revoltante, mas acontece. E como acontece. São conjecturas absurdas, estratagemas espúrios, discutidos em encontros regados a uísque e charutos em casas de lenocínio. O que conforta é saber que há indignação. E não é aquela oportunista e eleitoreira apenas. É a mais pura, oriunda do VERDADEIRO E LEGÍTIMO dono do poder: o mais-que-nunca temido POVO.

Foi-se o tempo do panis et circencis. Timidamente aparecem os revoltados, que descruzam os braços e vão às ruas. De Impeachment a Ficha Limpa. De abaixo-assinado a #contraoaumento. Caras pintadas, mascaradas e revoltadas. A maquiagem de palhaço aparece em sinal de protesto e vem quase que em tinta indelével. O povo ganha espaço e ganha voz. E ganha força.

"Queria querer cantar afinado com eles. Silenciar em respeito ao seu transe num êxtase. Ser indecente, mas tudo é muito mau". Seria até recomendável que eu me calasse. Mas o que vale mais? O silêncio dos inocentes ou o brado dos valentes? "Tá comigo ou tá com medo?". 

"Tchaa-aaaaaaaaau!".

***

O Analfabeto Político 

Berthold Brecht

O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas.
O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais. 

 

5 comentários:

  1. Cara, não que o hipótetico governador que sancionou a lei não tenha mandado mal. Devia ter vetado pela inconstitucionalidade. Mas, provavelmente, lhe falta boa vontade, interesse, quiçá até a liberdade de não ter o rabo preso (afinal, vai que ele veta e algum deputado um pouco mais afetado começa a jogar os podres do governo no ventilador!). Porém, como não devemos deixar de dar a César o que é dele, se tal situação exdrúxula viesse a ocorrer em algum confim de mundo não civilizado, em que os que se ACHAM donos do poder fizessem tudo sem esperar qualquer consequencia, os jornais e blogs deveriam comentar, também, sobre a aprovação da lei na assembléia, que passria, inclusive, pela comissão de "constituição" e "justiça". De qualquer forma, lamentável...

    Bebete.

    Obs.: e olha a jogada política que ele poderia ter feito e perderia, só precisava combinar antes... "Srs, eu vou vetar, mas aí vocês podem derrubar meu veto dps. Não se preocupem que eu não vou fundamentar bem o ato de veto não. Ok!?"

    ResponderExcluir
  2. Ah, e pra não deixar passar batido, apesar de não conhecer efetivamente o quadro de servidores da assembleia, tendo em conta que ela abriu concurso para preenchimento de minguadas 04 vagas, e que a lei que aumentou a quantidade de cargos em comissão, que são para o exercício de função de direção, chefia e assessoramento, fixou sua quantidade em 3.862 (uma média superior a 120 cargos para cada um dos 30 deputados), outra conclusão não resta se não a de que vão ficar muitos caciques para poucos índios...

    Bebete

    ResponderExcluir
  3. Meu amigo Bebete, obrigado pelo excelente comentário. Realmente, esqueci de falar da absurda iniciativa e posterior aprovação da lei na hipotética Assembléia Legislativa.

    Ainda bem que vc veio aqui com toda sua sagacidade e inteligência fazer a mais que válida observação.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. ainda bem que só ficção. opz, már né não???!
    Bebete, te dedicooooo!

    ResponderExcluir