segunda-feira, 12 de março de 2012

O Quarto Poder (ou Interessantes Interesses)

Hoje (12/03) um fato no mínimo inusitado, nem tanto surpreendente e por muitos desejado, marcou o cenário futebolístico nacional. Após 23 anos, Ricardo Teixeira não é mais Presidente da Confederação Brasileira de Futebol. No entanto, não desejo através deste post debruçar-me sobre essa mudança. Vou usá-lo apenas como prisma para tratar de outro assunto, quiçá até mais interessante aos que acompanham nosso blog: A IMPRENSA NACIONAL.

Qual a função da imprensa? Qual sua importância para um País e seu Povo? O que dela devemos esperar? Não sei a exata resposta para tais perguntas. Até tenho opinião formada, mas como estes questionamentos possibilitam uma gama de reflexões e discussões, calo-me por enquanto. O que arrisco dizer inicialmente é que a imprensa não pode se furtar de seu compromisso primordial com a verdade. Nem sempre isso ocorre, confere? Lembrem-se que nosso colaborador JEudes postou neste blog um vídeo sensacional de uma propaganda cujo ponto central era: É POSSÍVEL CONTAR UM  MONTE DE MENTIRAS DIZENDO SÓ A VERDADE.

Vejamos como dois importantes veículos da imprensa nacional trataram a mudança no comando da CBF. De um lado, a Rede Globo, há tempos aliada do Ricardo Teixeira e detentora do direito exclusivo de transmissão dos principais torneios nacionais. Seu canal especializado em esportes, o SPORTV, tentou a todo tempo desviar o foco da discussão. Deu ênfase aos acertos (ou realizações positivas/menos negativas) do dirigente. Convidou a seus programas pessoas ligadas ao Ricardo Teixeira (inclusive o tetracampeão Bebeto, funcionário da CBF para assuntos da Copa de 2014). No site globoersporte.com, encontramos expressões do tipo "Teixeira deixa presidência da CBF" e "o fim de uma Era".

De outro lado, observemos a linha editorial do canal ESPN BRASIL, que há muito tempo questiona as atitudes de Ricardo Teixeira e mais recentemente suas ações voltadas para a organização da Copa de 2014. Durante sua programação, fez questão de ressaltar os erros do dirigente e diversas atitudes suspeitas do mesmo em tom abertamente de comemoração e esperança. Expressões como "fim da ditadura" e "câncer" foram veiculadas à exaustão. Em seu site, informa que "Ricardo Teixeira renuncia à presidência da CBF".

Deixa vs. Renuncia; Era vs. Ditadura; Erros vs. Acertos. Um único fato, tratado de forma completamente diferente por veículos que são ícones da imprensa esportiva nacional. Não quero defender um ou outro. Não é questão de qualidade de linha editorial. Eu tenho minha preferência e você, a sua. A grande questão é: POR QUÊ O ASSUNTO FOI TRATADO DE FORMA TÃO DISCREPANTE? Não ouso responder. Aliás, não quero responder. 

Será que não existe uma única verdade? Ou será que os interesses é que são diferentes? Ou as opiniões é que são colidentes entre si? Queria poder debater isso individualmente com cada leitor deste post, mas minha posição geográfica não permite. Se eu fosse responder a cada pergunta desta, talvez não o fizesse com excelência. Certamente, não o faria de forma imparcial.

Como adendo, compartilho as manchetes do jornal francês Le Mouniter relativas à fuga de Napoleão Bonaparte do exílio na Ilha de Elba:

MARÇO DE 1815
09/03: O MONSTRO fugiu do local do exílio.
10/03: O OGRO desembarcou em Cabo Juan.
11/03: O TIGRE apareceu em Gap. As tropas estão chegando de todos os lados para deter-lhe a fuga. A miserável aventura acabará em fuga nas montanhas.
12/03: É verdade que o MONSTRO adiantou-se até Grenoble.
13/03: O TIRANO agora está em Lyon. O terror apoderou-se de todos que o viram chegar.
15/03: O USURPADOR arriscou-se a chegar a umas 60 horas da capital.
19/03: BONAPARTE adiantou-se em marchas forçadas, mas é impossível que alcance Paris.
20/03: NAPOLEÃO chegará amanhã aos muros de Paris.
21/03: O IMPERADOR NAPOLEÃO está em Fontainebleau.
22/03: Ontem à tarde, SUA MAJESTADE o IMPERADOR entrou solenemente em Paris e chegou ao Palácio. Nada pôde superar a alegria universal.
***
"NÃO HÁ OPINIÃO PÚBLICA; HÁ OPINIÃO PUBLICADA"
Winston Churchill.

Nenhum comentário:

Postar um comentário