**Por Antenor Leopoldino
Outro dia .
naquela confusão que a gente faz entre botão de telefone, computador e controle
remoto, minha Tv parou no Multishow e estavam fazendo uma medonha transmissão
ao vivo do Planeta Atlântida, e
naquela infeliz hora em que eu tive a infeliz idéia de botar naquele canal,
tinha uma bandinha de lá do ‘Rio Grande’, bem fraquinha mesmo, a tal da Papas da Língua, e eles estavam
cantando, porque não dizer assassinando, Pingos
de Amor, de Paulo Diniz. E que ninguém venha me acusar de preconceito e tal
e coisa, que tô falando sem nem conhecer, pois conheço sim, senhores, a banda
em questão, tenho inclusive dois CDs deles, comprados numa viagem a Porto
Alegre (eu e essa minha mania de sair pesquisando e comprando coisas por onde
ando, às vezes acerto, mas nem sempre...) Mas o pior mesmo não foi a apática
apresentação da banda, sem presença nenhuma de palco, uma coisa infame ao
extremo, pífia mesmo. O que realmente motivou essa postagem não foi falar mal
da porra dessa banda, que pouco me importa, cada um ouve o que quer, deixa a
galera ganhar o dinheiro deles, melhor que tá roubando, como dizem aí os
pedintes de rua.
O que foi
revoltante mesmo foi que no final a repórter(?), de cujo nome GRAÇAZADEUS eu
não lembro, ter feito altos elogios à banda- exaustivamente ovacionada por ter
sido a única da atual edição a ter participado da primeira: e daí, que se
importa??- e à maravilhosa versão que os Papas da Língua fizeram para esse
grande sucesso do KID-A-BE-LHA. Sabe quando vem aquela sensação de indignação
que, mesmo quando você tá passando por mais ou menos um pequeno inferno
depressivo na vida pessoal, aquilo te domina de um jeito que enquanto não é
exteriorizada a gente não consegue ter paz?? Pois bem, é agora. Alguém me responde
que merda de geração é essa que não se dá ao trabalho de conhecer alguma coisa
musicalmente antes de sair falando idiotices?? Porque, minha gente, não sou nem
um fodão-expert-mega-conhecedor de música, mas sou um esforçado pesquisador do
assunto ( sobretudo musica nacional, e aquela que eu acho que valha a pena), e
se não ouço ou me informo mais a respeito, é por falta de tempo mesmo. E lógico,
não faço isso profissionalmente. Faço por prazer, gosto do que gosto, e como
diria o João Eudes quem não gostar do que eu gosto, vá se lascar pra lá!!
Agora, convenhamos, a pessoa tá TRABALHANDO no ramo e não se dar ao trabalho de
dar uma pesquisadinha é muita falta de noção. Porra, Kid Abelha gravou essa
música? Sim. Geral da juventude a conhece porque ela foi vinculada nas
propagandas das sandálias Rider(ainda existem, por curiosidade??) Sim, tudo
isso é verdade. Mas se alguém se propõe a trabalhar em um ramo, seja em que
merda for, tem que se preparar. Ah, ela não sabia quem diabos era Paulo Diniz??
Soubesse pelo menos que a versão comercialíssima do Kid Abelha era uma
regravação e já que estava sendo paga ( me revolta saber que esse povo talvez
ganhe bem mais que eu!), ao invés de gaguejar antes ao dizer que a música era do
Kid, ao menos dissesse “cantaram essa belíssima música que também já foi
gravada pelo Kid Abelha, olha que sensacionall”(blerrrrrrrg!) Incompetência
descomunal, não só da repórter mas também da desgraça do diretor, porque com
tudo isso ela ainda tinha a miséria de um ponto eletrônico pregado nas orelhas,
NÉ?
Não é a primeira vez
que isso me toma, antes eu falava em 140 caracteres quando, por exemplo, a
candidata do programa Ídolos dizia que ia cantar Sá Marina da IVETE SANGALO.
Meu cu que é essa música é da Ivete!!! (dela eu gosto um pouquinho, só porque
ela PISA em cima do engodo que é a Cláudia Leitte, mas que ela assassinou Olhos nos Olhos do Chico no Especial da
Globo, assassinou.Muita gritaria pra uma música que EXIGE emoção que poucas
sabem trazer a uma música –Elis,que falta você nos faz... Só não proponho
prisão perpétua pro Ivetão, porque aí a cover dela reina, e aí é melhor ficar
surdo de uma vez!.).Pois bem, a moça disse que Sá Marina é da Ivete e o júri de
três patetas consentiu, ninguém abre a boca pra dizer que a gravação que fez da
música um sucesso foi a de Wilson Simonal (querer que alguém soubesse que o compositor é o Antonio Adolfo e
Tibério Gaspar, já era pedir demais também, mesmo sendo gente PAGA pra isso).
No mesmo programa, outra candidata cantou Encontros
e Despedidas ( o repertório, apesar de comercial tava bom nesse dia) e o
jurado que também é DIRETOR MUSICAL da Rede Recópia de Televisão abriu a boca
pra dizer ‘olha, você cantou muito bem, e é porque a versão que eu conheço
dessa música é nada mais nada menos que de MARIA RITA!!!’’ Puta que pariu - de
novo!!! Quando eu pensei que o cidadão ia mostrar que tinha algum conhecimento
musical dizendo que a versão conhecida por ele era a de Simone, menos conhecida
em nossos tempos ( também não foi abertura de novela da Globo, NÉ?) mas
infinitamente superior (gravada no disco
Amar,1981 ), me vem o cidadão com essa pérola!!! Tá, podem me chamar de
velho, e que, como falou Belchior, os meus ídolos continuam os mesmos de meus
pais. Primeiro:quem me conhece sabe o quanto eu sou chegado numa novidade em
questões musicais, desde que seja algo que acrescente, emocione, toque.
Segundo: não sou tão velho e ranzinza assim, apenas faço um pouco do que uma
ridícula repórter de canal de TV paga e mais ainda um DIRETOR MUSICAL de uma
emissora em rede nacional da TV aberta deveriam fazer:eu me informo um pouco
mais pra não correr o risco de falar besteira, mesmo sendo leigo no assunto,
mas como consumidor exigente de música
que sou (nem tanto, diria a Izabel), também sou exigente nos comentários que
fazem/faço delas. Porque coisa boa existe, tenham certeza disso, divulgação do
que presta nesse país é que é uma desgraça, ainda mais nesses confins
nordestinos onde se é quase obrigado a ouvir pagode, forró e suingueira. E
gente mais bem preparada que essas tantas antas, que me despertaram tamanha
ira,com certeza também devem existir. E devem estar desempregados, coitados. E
quem disse que esse mundo é justo, não é mesmo?
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