domingo, 22 de abril de 2012

Lambe-Lambe do VQ

Depois dessa frescura toda de "Instagram pra Apple", "Instagram pra android", agora "orkutizou tudo". Nós percebemos que estamos ficando cada vez mais imbecis. A gente fica dando importância a um aplicativo pra telefone como se não houvesse amanhã. A tecnologia anda tão de ponta, minha gente, que tiveram que criar um filtro pra deixar uma foto com um aspecto nostálgico. Aí, fica só no aspecto mesmo, porque foi se tempo em que sua mãe lhe banhava todim e contratava um fotógrafo para captar seus momentos de ternura mais fofos. Acabou o tempo em que criança gordinha e corada era sinônimo de saúde. Brincar na rua e arrancar tampo de cabeça de dedo, nem pensar! A gente era roots e nem sabia.

Esse leriado todo foi pra falar um pouco aqui da SX-70 da Polaroid. Porque quem é roots true hardcore mesmo não tira foto com Instagram de Apple não! Roots que é roots bate retrato e manda revelar se a máquina não fizer isso por ela mesma!
SX-70

Bem, em 2008 a Polaroid suspendeu a produção da SX-70 e de seus filmes instantâneos por achar que as máquinas tinham ficado obsoletas com a chegada da era digital. Ledo engano. Muita gente que ainda gostava ou gosta de tirar fotos instantâneas ficou sem chão, pois o prazer analógico e físico não chega nem perto de armazenar uma foto com um filtro legal no cartão de memória de um celular ou exposto numa rede social da internet.

Com o surgimento da possibilidade de editar e deletar fotos em um piscar de olhos, o futuro das fotos instantâneas estava ameaçado. Quando a Polaroid resolveu anunciar que a produção da SX-70 tinha chegado ao fim, foi a pá de areia para esse modelo de máquina e esse tipo de fotografia. Uma era tinha chegado ao fim. No entanto, dentro de semanas as pessoas começaram a se mobilizar e fizeram campanhas em prol do retorno das máquinas Polaroid. 

Florian Kaps
Um fã inconformado com o fim das máquinas fotográficas decidiu tomar uma atitude mais que extrema e pra lá de inusitada. Florian Kaps, austríaco, 39 anos, sentiu tanta falta das SX-70 que ele liderou uma campanha para angariar fundos para comprar uma fábrica desativada da Polaroid localizada na Holanda. Ele batizou o nome do projeto de "Projeto Impossível", porque, convenhamos, comprar uma fábrica todinha não deve ser como comprar um mói de cheiro-verde bem ali na esquina, não é mesmo?! 

Kaps realizou um sonho através do seu exótico e maluco projeto. Atualmente ele vende filmes para as máquinas polaroid clássicas e tem uma demanda de produção bem alta, desde galeria de artes ao redor do mundo a jovens que até um tempo atrás nem sabiam o que era uma foto instantânea. Ou seja, a empresa do austríaco está indo muito bem, obrigado. Ele já contratou 11 pessoas que trabalhavam para essa antiga fábrica da Polaroid e agora planeja produzir os filmes preto-e-branco e colorido em uma escala maior.

Um filme sobre toda a saga de Florian Kaps foi feito recentemente: "Time Zero". O filme vai estreiar lá pras bandas dos Estados Unidos no dia 28 de abril no Festival de Filmes Independentes de Somerville. Vai demorar pra chegar aqui no Brasil, mas taí, pelo menos por enquanto, a gente fica sabendo que o filme existe, vamos só tentar lembrar de assisitir no futuro, acho que vale a pena.

TIME ZERO: The Last Year Of The Polaroid Film

Nenhum comentário:

Postar um comentário