segunda-feira, 2 de abril de 2012

Cozinhando com o Quincas - se virando na cozinha de forma saudável.

Eu sempre achei que nunca iria cozinhar na vida. Ou que nunca iria gostar de cozinhar, fazer faxina, essas coisas que o nosso mundo resolveu que seria papel típico de mulher.
Mas um dia o destino me chamou para morar longe da casa da minha mãe. E num baita interior lascado desse Piauizão.
Em princípio me virei foi com junk food mesmo. Comida congelada, enlatada, encaixotada, ensacada, uns filés de frango já desossados e já trinchados... muito miojo e sanduíche. E como na pqp não tinha self service, nem horta (o mercadinho mandava trazer de Teresina), nem academia, eu acabei foi engordando. E como fugir dos padrões de beleza impostos não me garantia diversão alguma no final de semana, resolvi tomar vergonha e adotar uma alimentação mais saudável.
1- Comprar um livro de culinária. O Jamie era muito cool na época e resolvi conferir o que ele tinha para me dizer. Boa aquisição, uma linguagem para iniciantes, mesmo.



2- Encher a geladeira de frutas e legumes. É um bom começo, já que você não vai deixar estruir nada, com tanta gente passando fome, ou seja, vai se obrigar a comer todas as batatas, cenouras, tomates, pimentões, maçãs e laranjas que comprar, já que eles perecem rápido. Uma consequência disso é que aqueles congelados lá, vão ficando pra depois já que costumam ter validade maior.


3- Manter uma horta em casa. No mínimo serve para evoluir como pessoa: você aprende a cuidar de algo - já que desde menino seus bichinhos foram mesmo criados pelos seus pais, não é verdade? De quebra, tem sempre uma hortelã pra fazer mojito, uma cebolinha pra dar aquele toque no frito, um boldo pra ressaca, uma cidreira pra insônia ou estresse, e aí vai... Tudo livre de agrotóxico. Essa aí é uma foto da horta que o Jamie tinha quando fez o livro.


4- Mãos a obra. A receita de hoje está contida no livro do Jamie, mas foi adaptada por mim.
Espaguete ao pesto

O espaguete integral é aquele que mantém as fibras que a matéria prima oferece. O convencional é aquele que é lavado e embranquecido perdendo um monte de coisa legal. Eu prefiro sempre o primeiro. Compra no supermercado (não sei se tem no interior) e segue as instruções de preparo da embalagem, tsá?

Essa é a receita do molho pesto do Jamie para 4 pessoas.

-1/4 de dente de alho picado
-3 bons punhados de manjericão fresco
-1 punhado de pignoli levemente assado
-1 bom punhado de queijo parmesão ralado
-Óleo de oliva extravirgem
-Sal e pimenta do reino moída na hora
-Um pouco de suco de limão (opcional) - para "evidenciar o perfume do manjericão"
-Outra dica dele para extrair melhor os "sabores do manjericão" é esmagar e rasgar as folhas no "almofariz".

Essa é a minha receita de pesto para 1 pessoa:
-Uma colher (média, tipo das de sobremesa) de pasta de alho em conserva, sem sal. Pra quê sujar os dedos?
-3 bons punhados de manjericão fresco. Porque sim! E essa é a grande vantagem de fazer a própria comida, você pode exagerar no ingrediente que quiser! Se gosta muito de queijo, pois taca mais queijo, owxi!
-1 punhado de castanha de cajú. Porque, meu filho, você nunca vai encontrar pignoli naquele mercadinho do interior. E se estiver na capital, vai lá ver o preço do pignoli naquele supermercado de fresco, vai? Esse grão é pra quem mora no mediterrâneo comer, aqui é Nordeste, marrapá. E a castanha é muito é linda.
- Eu não ponho queijo no meu pesto. Porque também não fica ruim não! Mas quem quiser coloca que dá mesmo uma incrementada. E não precisa ser parmesão, pode ser qualquer um: mussarela, provolone...
-Óleo de oliva extravirgem - umas 3 colheres das de tomar sopa (eu nunca entendia as receitas de bolo da mamãe porque achava impossível achar sopa de açúcar pra botar na colher).
- Sal e pimenta do reino - se quiser moer na hora... na verdade tanto faz, eu comprei a minha no Mercado Velho já moída no saquinho.
- Espremer limão dá um toque legal, realmente, mas nesse dia eu não coloquei.
Não é um equipamento que qualquer solteiro recém saído da casa da mãe tem em casa, mas se não tiver um processador - tenha lá a santa paciência pra fazer no "almofariz" do Jamie - usa mesmo um liquidificador, sei lá... Coloca todos os ingredientes e liga. Pronto.

E aqui está ele, meu almoço de domingo:


Em relação à quantidade de macarrão, eu diria pra você, seguidor do Quincas, fazer sempre a mais. Você só vai saber se ficou bom mesmo e se vai querer outra pratada depois que estiver tudo pronto, e pra fazer novamente, haja fome... E o que sobrar pode ser estocado no congelador, claro!, que naquele dia de broca é só jogar a cumbuca no microondas (novo acordo ortográfico tip), despejar um molho de tomate qualquer e estamos resolvidos.


5- Chamar os amigos em casa para provar da sua comida. Foi onde isso começou, na verdade, e por fim, agradeço à nossa colunista SINGATE, às amigas Lineca, Thalita e Zaira por terem despertado o manjericão que há no interior delas. Seja lá o que isso for.

2 comentários:

  1. Comecei a ler e já sabia que era coisa tua, Margot! Amei a receita, vou testar aqui em casa! :)

    ResponderExcluir
  2. Eu que agradeço, Meg, por me ajudar a ser uma pessoa mais saudável e por ter dado as primeiras mudas da minha humilde horta. beijos

    ResponderExcluir