quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

O VQ quer saber...

Minha gente, esse post de hoje é mais uma dúvida que eu tenho faz é tempo. Tipo... Não tem o 'Losing my religion' do R.E.M.? Pois é. É sabido e notório que o videoclipe dessa música foi um marco em termos de inovação artística e visual e tal e tudo. Tanto o clipe quanto a música ganharam vários prêmios na época (22 anos atrás). Depois dessa data, vários artistas se inspiraram e começaram a fazer seus vídeos musicais mais ou menos do mesmo jeito. Muitos desses artistas não declaram a influência de Tarsem Singh (diretor de 'Losing my religion'), o que é paia, porque o cara criou toda uma moda, trend, sei lá, uma maneira de fazer vídeos, uma vibe meio teatral, meio dark, feita dentro de um estúdio. Se a gente prestar o mínimo de atenção percebe que até a coloração da fotografia é a mesma. Enfim, eu só queria saber o nome dessa "onda" que ocorreu no início dos anos 90 e vai até seus meados, que é claramente influenciada por esse vídeo do R.E.M. O pior é que eu já procurei a semelhança entre vários vídeos no Google, mas não encontrei nada sobre (chatiada). Vou postar aqui só os que eu consegui me lembar, mas com certeza deve ter muito mais com essa vibe aí, até a Marisa Monte fez um nos mesmo moldes.

01. R.E.M. - Losing My Religion (1991)




02. Nirvana - Heart Shaped Box (1993)




03. Madonna - Bedtime Story (1994)




04. Tori Amos - Cornflake Girl (1994)




05. David Bowie - Heart's Filthy Lesson (1995)




06. Live - Lightning Crashes (1995)




07. Marisa Monte - Segue o Seco (1995)

Um comentário:

  1. Não sei o nome da onda, mas o vídeo original tem fortes influências das obras do pintor italiano Caravaggio, como acabei de pesquisar. Vi também que o diretor queria algo melodramático e que remetesse a um sonho, tal qual alguns diretores indianos faziam em seus filmes. Por ter sido bastante premiado, os demais vídeos certamente se valeram do velho "ctrl+c/ctrl+v". VQ também é cultura, não tinha percebido a semelhança.

    ResponderExcluir