Back To The Future Countdown |
529 mil estudantes zeraram a
redação do ENEM esse ano. O que aconteceu? O futuro! Computador, internet, celular com internet,
facebook, whatsapp, netflix, aplicativo de banco, de entrega de encomenda, de
comida, de garotx de programa, pra arrumar namoradx, pra terminar com namoradx.
Tem aplicativo pra tudo, ainda não inventaram foi o robô que substitui o ser
humano em suas atividades diárias. Infelizmente a gente ainda tem que comer,
banhar, cagar, dormir, interagir com outra pessoa de carne e osso, de vez em
quando ir no centro pagar uma conta, fazer uma prova, levantar pra pegar o
controle que esqueceu do lado da televisão... O futuro resolveu inúmeros
problemas com a intenção de facilitar a nossa vida, não precisamos mais
procurar um telefone público pra fazer uma ligação urgente, temos o celular, a
gente não precisa mais abrir uma enciclopédia pra matar uma curiosidade, o Wikipédia
resolve e por aí vai.
Há tempos atrás, o auge da tecnologia era mandar uma mensagem de texto pelo celular, agora com o Whatsapp, a famosa SMS está praticamente obsoleta, assim como escrever também ficou fora de moda, em um futuro passado, “digitar” era o que havia de mais moderno, neste futuro presente em que vivemos, fazemos as coisas por comando de voz! Pra que digitar uma mensagem se você pode gravar com sua própria voz?! Mas espera! Isso não é fazer uma ligação?! Não, meu querido. Ligação também está ultrapassada. Então como é? Agora a gente usa a mensagem de voz, pequenos áudios que as pessoas usam para dizer bobagens no decorrer do dia. Epa! Alguém vai dizer, mas eu uso pra coisas importantes! Meu amigo, reflita, quantas vezes você usa pra besteira e quantas vezes você usa pra “coisas importantes”?! Se fosse tão importante assim não seria melhor fazer uma ligação old school, como nos velhos tempos? A verdade é que estamos escrevendo cada vez menos. E é óbvio que também estamos lendo menos. Pra que ler obras e mais obras se tem tudo resumido no Scribd?! Pra que se dar o trabalho de ir no Scribd, se eu posso passar o dia inteiro respondendo às trívias idiotas do buzzfeed?! Pra que me preocupar em ler e escrever se eu posso esperar que o novo doodle do Google seja um joguinho legal que com certeza irá prender a minha atenção o dia inteiro?!
E aí?! Qual é o problema das redações?! Estamos mais burros?! Acho que não, estamos desacostumados a ter desafios. Acomodados com as facilidades tecnológicas. Complacentes com a volatilidade das informações que circulam na internet, esquecemos dos fatos com a mesma velocidade que elas apareceram na tela do computador ou do smartphone. A importância da informação só dura até o momento que outra apareça, e essa não precisa ser nem tão importante ou impactante assim.
É claro que existem problemas estruturais, socioeconômicos, políticos que afetam o quadro educacional do país, mas o caos da vida moderna também contribui muito para essa situação piore ainda mais, prejudicando não só o estudante, mas toda a civilização, que diariamente depende da leitura e da escrita para se manter no curso certo da evolução.